quarta-feira, 14 de março de 2012

Gadgets do dia: medidores de sono Omron HSL-001 e HSL-101

Gadgets do dia: medidores de sono Omron HSL-001 e HSL-101:
Post image for Gadgets do dia: medidores de sono Omron HSL-001 e HSL-101
Dispositivo consegue monitorar o sono de uma pessoa mesmo sem contato físico e transmite seus dados para um PC ou smartphone com Android.
Mais conhecida pela sua linha de medidores de pressão, termômetros e nebulizadores a Omron Healthcare Co. anunciou na semana passada o Omron Sleep Time Meter HSL-001, um curioso dispositivo que monitora e ajuda a analisar a qualidade do sono de uma pessoa. Ele mede apenas 8,3 × 8,3 x 1,6 cm (LxAxP) e funciona com duas baterias CR2032 ou adaptador de rede elétrica.

Seu funcionamento é bastante simples: Basta colocar o HSL-001 ao lado do traveseiro e pressionar o botão “SET”: ele ativa um acelerômetro interno que começa a monitorar o nível de vibração da cama causado pelo movimento do usuário. Assim o dispositivo é capaz de medir o tempo que a pessoa dorme e cai da cama, mais ou menos como faz o FitBit Ultra. Interessante notar que ele também possui a função de alarme, podendo funcionar assim como um despertador.

Além de informar o tempo que a pessoa dormiu, o HSL-001 também pode transferir essa informação (ou até 14 dias acumulados) para um smartphone com Android — via cabo USB ou interface NFC (se o aparelho já tiver o recurso) — o que permite que o mesmo possa fazer análises estatísticas para avaliar a qualidade do sono por meio de um aplicativo. Curiosamente, os resultados podem ser enviados para o Twitter (apenas texto) e Facebook (texto e gráficos).

Para quem gostaria de informações mais detalhadas sobre o seu sono, a resposta pode estar no HSL-101 um dispositivo bem maior ( 13 x 27 x 10 cm — LxAxP  e 420 gramas de peso) e mais sofisticado que monitora o movimento da pessoa na cama por meio de sinais de rádio-frequência emitidos pelo próprio aparelho. A diferença em relação ao HSL-100 é que neste caso  o sensor é capaz de registrar o quanto que a pessoa se mexeu enquanto estava dormindo, indicando assim um sono mais tranquilo ou agitado.

Esse sinal é bastante fraco, mas é capaz de reconhecer o movimento do corpo da pessoa, mesmo que ela esteja dormindo debaixo de um futon (edredon japonês). Para funcionar corretamente, a  empresa recomenda que o aparelho não fique a mais de 1,5 m de distância o usuário.

Ele pode armazenar seus dados em um cartão SD (até 14 noites) e que podem ser transferidos para um computador via cabo USB/conexão NFC-F para que o usuário possa visualizar como foi sua noite de sono…

… e compará-la com outras noites, permitindo assim uma análise mais detalhada da sua qualidade de sono.

Ambos os produtos devem chegar ao mercado japonês em meados de maio mas o seu preço sugerido ainda não foi divulgado. Mais informações aqui e aqui.
Gadgets do dia: medidores de sono Omron HSL-001 e HSL-101 foi publicado no ZTOP. Siga a gente no Twitter e no Facebook.




Nenhum comentário: