quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fuelband, da Nike, é uma pulseira de exercícios animal para você usar a vida toda

Fuelband, da Nike, é uma pulseira de exercícios animal para você usar a vida toda:

O Nike+ é uma ferramente bem animal para corredores terem todos os detalhes de seus percursos. Mas e o resto de sua vida além de correr? E se o Nike+ pudesse salvar a trajetória de todo o resto? É o que o novo Nike+ Fuelband faz, uma evolução do Nike+ em uma pulseira no estilo da Livestrong, quer fazer.

A ideia de usar algo para anotar todas as suas atividades físicas durante o dia não é exatamente nova. A Fitbits fez isso com algum sucesso, a Jawbone falhou absurdamente na mesma ideia e há diversos outros relógios especiais que você pode encontrar com facilidade. Mas o Nike+ Fuelband é um brinquedo diferente, já que a ideia é prover um formato simples de mensuração para todo tipo de atividade. Como ele funciona?

Ele não conta passos. Ele não marca quilômetros. O truque do Nike+ Fuelband é que ele usa a “cinética do oxigênio” para descobrir quanto de oxigênio você está usando e traduz a entrada e saída em uma “medida universal” batizada de Nikefuel. Todos, seja você um jogador de basquete, de futebol ou um jogador de jogos de PC, podem ser medidos com o Nikefuel. Quanto mais atividades você fizer durante o dia, mais Nikefuels você ganha por dia. A Nike diz que correlacionou a entrada de oxigênio com atividades físicas específicas e encontraram uma forma de traduzir isso para o Nikefuel. Trata-se basicamente de um algoritmo esperto e exclusivo da Nike que coloca todos na mesma unidade de medida.

A Fuelband parece uma versão anabolizada da pulseira Livestrong. Ela conta com acelerômetro de três eixos para rastrear os movimentos, luzes de LED que mostram seu progresso em comparação com seu objetivo (vermelho é ruim, verde é bom), mostra o tempo e tem uma esperta porta USB escondida. Tudo é controlado por um botão, o que faz o Fuelband bem fácil de usar. Ele se conecta ao iPhone via Bluetooth e ao webapp do Nike+ quando você liga a pulseira via cabo. Quando eu a coloquei no pulso, achei bem confortável — surpreendentemente descolado e leve no pulso e fácil de usar (a magia de um só botão). A Nike diz que a bateria deve durar 4 dias por carga e que ela conversa bem com apps como Facebook, Foursquare e Path. A Fuelband custará US$150 e começa a ser entregue no dia 22 de fevereiro.

É uma ideia bem esperta! Balancear as diferenças de várias atividades (corrida, bicicleta etc.) pode criar um símbolo para melhorar todas as atividades, já que você está em busca de um mesmo objetivo — no caso, o benchmark Nikefuel. A Nike acredita que a vida é um esporte, que cada humano é um atleta e que tudo pode ser mensurável. Estou bem curioso para ver quantos Nikefuel eu ganharei por surfar na web. [Nike]



Nenhum comentário: